Instituição

  • História
  • Organização e Funcionamento
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

LOCALIZAÇÃO  GEOGRAFICA / CARACTERIZAÇÃO:

O Centro Social e Paroquial de S.to António de Corim é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, inserida numa Paróquia jovem – Corim, situada na Freguesia de Rio Tinto, Concelho de Gondomar, Distrito do Porto. Em termos logísticos abrange dois Concelhos: o de Gondomar, já referenciado e o Concelho da Maia, nas suas Freguesias de Águas Santas e Pedrouços.

A comunidade de Corim, nasce em 13 de Outubro de 1963, data em que Sua Excia. Rever.a o Senhor D. Florentino de Andrade e Silva, então, Administrador Apostólico da Diocese, nomeou como quási Pároco o Reverendo Padre Godofredo Domingues da Silva.

Após um trabalho apostólico, o Sr. Bispo, em 13 de Junho de 1964, concede jurisdição paroquial sobre o território, cujos limites, até então provisórios, passam agora a definitivos.

Em 25 de Março de 1980, é doado o terreno pela Câmara Municipal de Gondomar para a construção da Igreja Paroquial. Toda a comunidade se envolveu então em campanhas de todo o tipo de iniciativas, tendentes a levar a cabo tão grande empreendimento.

Sendo a Igreja no entanto uma Instituição voltada para o bem estar material, humano e moral da pessoa humana, não ficou alheia a vertente social, onde as carências aumentam cada vez mais.

É neste contexto, que em 12 de Janeiro de 1991 se dá a Benção das Instalações do Centro Social e início do funcionamento da Valência de CENTRO DE CONVÍVIO para 30 utentes.

Devido ao ritmo demográfico da paróquia e freguesias adjacentes, as estruturas de apoio no âmbito da acção social tornaram-se uma realidade mais intensa em matéria de apoio/resposta. A Valência de APOIO DOMICILIÁRIO, surge em 1992 com a capacidade de 15 utentes, sofrendo diversas revisões de Protocolo com o C.R.S.S. . Em 1993 é revisto para 25; em 1995 alarga-se o apoio a 30 utentes; em 1997 é alargado para 37 e numa 5ª fase, em 2001 é concedida nova revisão de Protocolo para 40 utentes.

Paralelamente às valências referidas, surge em 1995 a valência de CENTRO DE DIA, inicialmente com acordo para 15 utentes; 20 em 1997  e em 2001 é alargado para 25 utentes.

Sucessivamente a instituição teve necessidade de responder a outros problemas existentes na paróquia, nomeadamente na área da 1ª Infância, surgindo assim em Setembro de 2001 a inauguração de um novo equipamento com edifício próprio e construído de raiz , designado “CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA PADRE GODOFREDO DOMINGUES DA SILVA”.

Este equipamento acolhe 57 crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e os 4 anos, distribuídas por duas valências. A creche com 35 crianças e o Jardim de Infância que acolhe 22. 

 

RECURSOS MATERIAIS:

Presentemente a instituição disponibiliza quatro viaturas, das quais três (com 9, 5 e 2 lugares respetivamente) se encontram ao serviço exclusivo do Apoio à 3ª Idade. A quarta viatura (com 9 lugares) destina-se, essencialmente , ao serviço da Creche e Jardim de Infância.

A viatura de 9 lugares utilizada no transporte diário (2 vezes ao dia) dos utentes do Centro de dia e percorre em média, diariamente, 72 km.

As viaturas  de 5 e 2 lugares são utilizadas, no Apoio Domiciliário e percorre uma média de 37 km diários/cada.

Atualmente apoiamos diariamente 40 utentes na valência de Apoio Domiciliário, dos quais 18 são, na sua maioria, acamados profundos. Nestes utentes a passagem da ajudante familiar ocorre maioritariamente três vezes ao dia.

A resposta a estes utentes passa pela assistência na saúde, higiene pessoal, serviço de lavandaria (na Instituição), manutenção da higiene habitacional, refeição diária com suplemento de sopa para a noite, de Segunda a Sexta feira. Diariamente são confecionadas 80 refeições.

O Centro Social é constituído por:

 

Equipa Técnica

- 1 Contabilista

- 1 Técnica Superior de Serviço Social

- 1 Administrativa

- 4 Educadores de Infância

- 1 Animador cultural/desportivo (em regime de Protocolo – C. Municipal Maia)

       

Pessoal auxiliar do Centro social

- 5 Auxiliares Familiares

- 2 Auxiliares de Centro de Dia

- 2 Cozinheiras

- 2 Ajudante de Cozinha

- 1 Auxiliares de serviços gerais

 

Pessoal auxiliar da Creche e Jardim de Infância

- 1 Cozinheira

- 1 Ajudante Cozinha

- 2 Auxiliar de serviços gerais

- 7 Auxiliares Ação Educativa

Direção

Presidente: Pe. Godofredo Américo da Rocha Domingues da Silva

Vice-Presidente: Manuel Botelho de Almeida

Tesoureiro: Arnaldo de Sousa Marques

Secretário: Paulo Alexandre Rurato

Vogal: José António da Costa Monteiro

 

Conselho Fiscal

 Presidente: Francisca Augusta Teixeira Pereira da Silva Alves

Secretário: José António da Costa

Vogal: Vitor Manuel Espinheira Lemos Ribeiro